Qual o custo de um trabalhador para a empresa?
O peso dos impostos e contribuições no custo do emprego tem suscitado a necessidade de construção de “pacotes” salariais diferenciados.
Para se poder otimizar a incidência fiscal e contributiva é necessário conhecer as sujeições e isenções, as bases de tributação, fiscal e contributiva, as condições a respeitar e as declarações a enviar.
DESTINATÁRIOS: Técnicos que tenham por responsabilidade realizar o processamento de salários e a sua contabilização, como sejam técnicos de recursos humanos, diretores de departamento de recursos humanos, contabilistas, contabilistas certificados e gestores, bem como todos aqueles que pretendem conhecer a temática do processamento de salários e sua contabilização (vertente empresa e vertente trabalhadores).
OBJETIVOS: Esta formação visa preparar os formandos no desempenho de tarefas relacionadas com a função dos Recursos Humanos ou em serviços administrativos, nomeadamente no âmbito das componentes retributivas e remuneratórias, no enquadramento fiscal e laboral, cálculo e processamento salarial, obrigações (seguros, segurança social, obrigações legais, etc.), enquadramento e impactos contabilísticos e fiscais em sede de IRC.
PROGRAMA
- Conceito de remuneração, rendimentos não sujeitos, rendimentos isentos.
- Remunerações em espécie.
- Base de incidência contributiva.
- Isenções e taxas aplicáveis.
- Processamento salarial e sua contabilização.
- Mapas Km, Mapas de Ajudas de Custo e Folha de Gastos.
- Tributações Autónomas.
- Impacto Fiscal em IRC.