DESTINATÁRIOS
Quadros Diretivos e Empresários; quadros intermédios e qualquer profissional que desenvolva a sua atividade em contacto com outros profissionais. Particulares que queiram melhorar o seu desenvolvimento pessoal.
OBJETIVOS
- Dominar as técnicas de negociação e a comunicação a utilizar nas diversas situações.
- Obter a maior eficácia através da utilização de ferramentas de negociação (BATNA e ZOPA), a utilização da informação e a estratégia das concessões.
- Criar acordos que tragam o maior valor às partes envolvidas, gerindo de forma produtiva a tensão entre as ações
corporativas e as ações competitivas. - Saber medir o impacto económico dos acordos atingidos.
PROGRAMA (12 Horas)
A NEGOCIAÇÃO
- Fundamentos do processo de negociação: modelos, princípios, ferramentas (BATNA, ZOPA, …), estratégias para concessões, a utilização da informação e das relações interpessoais; tipos de negociações (competitiva ou colaborativa).
- O processo de negociação.
- Características e habilidades do negociador.
- Negociação com pessoas difíceis ou inflexíveis.
- A negociação internacional.
FORMALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- A importância da Comunicação no processo de Negociação
- Estilos e práticas de Formalização
GESTÃO DOS CONTRATOS/ACORDOS
- A análise do contrato ou acordo obtido
- A verificação do cumprimento do mesmo
- Serviços/compromissos que se propunha abranger
- Prazos
- Valores
MEDIDA DO IMPACTO DOS ACORDOS