Aprender a comunicar é uma arte que envolve uma elevada autoconsciência das próprias necessidades e valores pessoais, assim como treino na observação das necessidades e valores pessoais dos outros. Grande parte do conflito humano tem na origem essa falta de consciência e de treino. Nesta formação vamos treinar técnicas assertivas de expressão que promovem a aproximação humana perante as diferenças.
DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da Gestão de Recursos Humanos e Chefias com interesse em adquirir ferramentas base para comunicar de uma forma eficaz e evitadora de conflitos. Público em geral
OBJETIVOS
- Melhorar o clima laboral ou familiar e restabelecimento de laços de confiança
- Estabelecer bases de comunicação assertiva douradoras em equipas humanas.
- Criar hábitos de autoconsciência emocional e de assunção de necessidades.
- Entender estratégias de comunicação que não funcionam.
- Assumir o conflito e entendê-lo como oportunidade de fortalecimento da relação entre as partes.
PROGRAMA (8 horas)
- A comunicação consciente
– A compaixão e a observação desapegada como base da comunicação
– A expressão emocional
– Trabalhar a empatia e escutar com o coração - Comunicar de forma inteligente
– Estratégias comunicacionais que não funcionam
– Analisar o conflito na comunicação: desviar a atenção do desejo à necessidade - Componentes da Comunicação Não Violenta (CNV)
– Aprender a observar sem avaliar
– Identificação e expressão de sentimentos
– Identificação de Necessidades
– Efetuar um pedido (pedidos vs exigências)
– A receção empática - Aplicações da CNV no desenvolvimento pessoal